Primeiros passinhos desta nossa aventura ...

Motivados pelo trabalho realizado no ano letivo transato, no âmbito do referencial Aprender com a biblioteca escolar, os alunos do 6º F continuam a apostar na leitura, propondo-se, assim, desenvolver a atividade “Da leitura à partilha”.

domingo, 19 de abril de 2015

Resumo das Obras - “Charlie e o Grande Elevador de Vidro”

Charlie herdou a Fábrica de Chocolates do Sr.Wonka. Quando iam tomar a sua posse, com os seus familiares, o elevador de vidro onde seguiam entrou em órbitra.
O Hotel Espacial U.S.A. estava no espaço. Os comandantes do hotel viram algo de estranho aproximar-se. Todos ficaram intrigados (até mesmo na terra), com o que estavam a observar. O Sr. Wonka teve a ideia de eles acostarem no hotel antes da cápsula de transporte.
Quando entraram no hotel, ouviu-se uma voz perguntar quem eram eles. O Sr.Wonka falou numa língua que não era do nosso mundo. Na Casa Branca todos pensavam que eram homens de Marte e Vénus. Para que não os atacassem, ordenaram que os tratassem bem e tentaram chantageá-los, oferecendo-lhes um convite para ficarem, por alguns dias, hospedados na Casa Branca.
Um elevador abria-se. Lá dentro estavam 5 criaturas, que escreviam a palavra “pirem”. Todos saíram rapidamente dali. Aquelas criaturas eram vermocoisas e continuavam a segui-los.
Os 3 astronautas também foram atacados pelos vermocoisas. O Charlie teve a ideia de puxá-los para entrarem em órbitra. O Sr.Wonka pensou em ir até ao invólucro da Terra, pois lá os vermocoisas que estavam agarrados ao hotel e à cápsula ficavam fritos. E assim foi.  
Após chegarem à Fábrica de Chocolates encontraram os Umpa-Lumpas. Lá, o Sr.Wonka mostrou aos 3 velhotes que estavam com ele um medicamento chamado Wonka-Vite. Este fazia resnuvenescer 20anos. Eles não sabiam se o deviam tomar ou não, mas acabaram por aceitar. Como eram gananciosos cada 1 tomou 4 comprimidos. O avô Jorge de 81 anos, ficou com 1, a avó Josefina, de 80 anos e 3 meses, ficou com 3 meses e a avó Jorgina, que tinha apenas 78 anos, desapareceu.
O Charlie e o Sr.Wonka foram buscar um medicamento que envelhecia as pessoas Vite-Wonka. Este ajudou os voluntários que experimentaram o Wonka-Vite a regressarem à Terra, pois estavam na Venoslândia. Lá encontraram a sombra das avós Jorgina borrifaram-na com o Wonka-Vite e ela desapareceu. Na terra a avó Jorgina tinha 358 anos, e para voltar ao normal, foram-lhe dados 14 comprimidos voltar a ter 78 anos. O Charlie e o Sr.Wonka deram aos outros dois comprimidos para voltarem a ter a mesma idade que tinham antes.
     Todos receberam uma carta da Casa Branca, que os convidava para irem lá a uma festa. Esta devia-se ao facto de terem ajudado a Cápsula de Transporte a regressar. Dirigiram-se para a rua e lá estava um helicóptero à espera deles para os levar à Casa Branca.

Sofia Afonso
Nº 19 / 6ºF

***********************************************

      A história de “Charlie e o Grande Elevador de Vidrocomeça onde termina “Charlie e a Fábrica de Chocolate, no momento em que Willy Wonka e Charlie fazem uma entrada espetacular, dentro de um elevador voador e através do telhado, em casa dos pais de Charlie, aonde se dirigiram para dizerem que Willy acabara de oferecer a Charlie a sua fábrica de chocolate. Os avós de Charlie, (exceto o avô José), após vinte anos passados na cama, recusam-se a deixá-la, levando esta no elevador. A dado momento, durante a viagem de regresso à fábrica, a avó Josefina entra em pânico e afasta Wonka dos comandos, o que faz com que o elevador entre em órbita. Enquanto o elevador dá voltas ao planeta Terra, Wonka vê o Hotel Espacial, uma estação luxuosa do governo dos Estados Unidos, criado recentemente.
     Na Casa Branca, o Presidente dos EUA, Lancelote R. Guelraviva, a Vice-Presidente Menina Tolona e o Ministério norte-americano veem o Elevador acostar com o Hotel Espacial e receiam que este traga agentes de um governo estrangeiro ou extraterrestre. Ao mesmo tempo, uma nave especial, que transporta os funcionários do hotel e três astronautas, aproxima-se também do Hotel Espacial. Já no Hotel, Wonka e os outros ouvem o Presidente, que lhes fala, através de uma ligação via rádio e os trata como se fossem marcianos, o que faz com que Wonka o provoque com palavras sem sentido. Enquanto isso, a porta do elevador do hotel abre-se e dele saem cinco monstros, que mudam de forma, formando cada um deles uma letra da palavra “PIREM”. Wonka apercebe-se do perigo e ordena a todos que abandonem o Hotel Espacial. Segundo Wonka, estes monstros que mudam de forma são extraterrestres chamados Vermocoisas e que estavam à espera no Hotel Espacial para poderem consumir os seus funcionários e hóspedes. Após a partida do Elevador, os funcionários e os astronautas entram no Hotel e os Vermocoisas comem 24 dos funcionários.
    Capazes de voar no espaço a uma velocidade espantosa, os Vermocoisas bombardeiam os motores e o casco da nave, destruindo os foguetes, as câmaras e a antena de rádio. Charlie, que vê tudo isto, sugere que ele e os seus companheiros reboquem a nave até Terra. Wonka concorda com Charlie e conduz o Elevador até à nave, permitindo ao avô de Charlie unir as embarcações através de um cabo de aço. Todavia, Willy Wonka pilota Grande Elevador em direção ao planeta Terra, e os Vermocoisas são queimados ao entrar na atmosfera. Wonka liberta a nave, permitindo-lhe um regresso seguro a casa.
     A seguir o Elevador colide com a fábrica de chocolate.
    Apesar do pedido de Charlie, os seus avós, Jorgina, Jorge, e Josefina, recusam-se a sair da cama, pelo que Wonka lhes prescreve um medicamento que rejuvenesce chamado “Wonka-Vite”. Os avós de Charlie tomam demasiado e rejuvenescem 80 anos! Assim, Jorge fica com um ano, Josefina com três meses e Jorgina desparece. Por isso, Charlie e Wonka viajam no Grande Elevador de Vidro até à "Menoslândia", onde se encontra Jorgina, e onde Wonka a restaura com o seu "Vita-Wonk", um vaporizador que torna as pessoas mais velhas. No entanto, o resultado não é o esperado e ela envelhece 358 anos, pelo que a sua memória é longa, ela lembra-se de um navio (Mayflower). Servindo-se de uma dose moderada de Wonka-Vite, os seus companheiros devolvem-na à sua idade correta e, feito isto, Charlie e Wonka trazem também Josefina e Jorge de volta à sua idade.
     Entretanto, os Umpa-Lumpas entregam a Wonka uma carta, enviada pelo Presidente Guelraviva, que convidava os passageiros do Grande Elevador de Vidro para jantarem na Casa Branca, por terem salvado as vidas dos astronautas e dos outros ocupantes da nave. Perante tal convite, os avós de Charlie saltam da cama e entram no helicóptero enviado para os ir buscar.

Miguel Sonim Cordeiro
Nº17 6º F
 
                        *************************************************************************************

1 comentário:

  1. Na minha opinião, o trabalho do Miguel poderia estar mais pequeno. Para que ficasse mais devias colocar menos adjeitvos e também resumir mais um bocadinho.
    Sofia Afonso

    ResponderEliminar